O Rio na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A SECT abriu na última segunda-feira (17/10) a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Cidade do Rio de Janeiro. A solenidade de foi realizada na Vila Olímpica Carlos Castilho, no Complexo do Alemão, e contou com a presença do Secretário executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Luiz Antonio Elias, o Secretário Especial de Ciência e Tecnologia, Franklin Coelho; o Subsecretário Estadual de Ciência e Tecnologia , Luiz Edmundo da Costa Leite; o Secretário Estadual do Ambiente, Carlos Minc; o profº. Ildeu de Castro Moreira do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência e Tecnologia, e o americano Martin Chalfie, um dos vencedores do prêmio Nobel de Química de 2008.

Durante o evento, sob a orientação de Martin Chalfie, foi realizado um experimento para aferir o ph da água com a participação de visitantes e alunos da rede escolar.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem como objetivo mobilizar a população, em especial crianças e jovens, por meio de atividades, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação.

A Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia preparou uma ampla programação voltada para pesquisadores, estudantes e a população em geral. Em parceria com a MULTIRIO, Secretaria Municipal de Educação, SEBRAE, e a Fundação CECIERJ, estão previstas diversas oficinas, acesso gratuito à internet, espaço digital, jogos interativos, atividades lúdicas e a Internet itinerante nos locais onde o evento será realizado:

• Centro Esportivo Miécimo da Silva, (de 19 a 21/10, das 9h às 17h) – Tema: Leitura Comunitária. A Secretaria vai utilizar uma Lousa Interativa que através do software e hardware interage com o computador, projetando-o em diferenciados tamanhos e realizando magníficas performances; um jogo da Dengue; exibição de vídeos sobre o mosquito da Dengue; a MULTIRIO vai exibir programas que abordam temas ligado ao tema principal do evento: “Cidade Inteligente”, Detetives da Ciência: Menos Fumaça, Planeta Molhado, Que tempo doido e Tudo Misturado” e” Conta com a Gente”: Geologia e Lixo”; computadores com acesso à internet; Internet Itinerante e a apresentação do desafio Rio Idéias, convidando a todos a participarem. O Centro Esportivo Miécimo da Silva fica na Rua Olinda Ellis, nº 470, Campo Grande.

• Jardim Botânico (de 19 a 23/10, das 9h às 17h). Tema: Biodiversidade. A Secretaria vai disponibilizar computadores para o acesso à internet; Internet Itinerante; a apresentação do desafio Rio Idéias convidando a todas a participarem; um jogo da Dengue; exibição de vídeos sobre o mosquito da Dengue; a MULTIRIO vai exibir programas que abordam temas ligado ao tema principal do evento: “Cidade Inteligente”,” Detetives da Ciência: Menos Fumaça, Planeta Molhado, Que tempo doido e Tudo Misturado” e” Conta com a Gente”: Geologia e Lixo”; computadores com acesso à internet; Internet Itinerante, apresentação do desafio Rio Idéias; e o P3D, um software com imagens tridimensional e realidade virtual contendo conteúdos sobre Biologia e Geografia e um espaço de acesso a internet e conteúdos digitais, utilizando aplicativos de Ciência e Tecnologia.

• Quinta da Boa Vista – (de 21 a 23/1, das 9h às 17h) – Tema: atividades interativas que irão aproximar a ciência de crianças, jovens e adultos. “A Secretaria vai apresentar um jogo da Dengue; exibição de vídeos sobre o mosquito da Dengue; a MULTIRIO vai exibir programas que abordam temas ligado ao tema principal do evento: “Cidade Inteligente”,” Detetives da Ciência: Menos Fumaça, Planeta Molhado, Que tempo doido e Tudo Misturado” e” Conta com a Gente”: Geologia e Lixo”; computadores com acesso à internet; Internet Itinerante e a apresentação do desafio Rio Idéias, convidando a todos a participarem; o P3D, um software com imagens tridimensional e realidade virtual contendo conteúdos sobre Biologia e Geografia e um espaço de acesso a internet e conteúdos digitais, utilizando aplicativos de Ciência e Tecnologia.

O horário de funcionamento será das 9h às 17h, e várias instituições irão participar com ações integradas.

Anúncios

Sobre sectrj

Blog da Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia do Município do Rio de Janeiro
Esse post foi publicado em Eventos, Notícias. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s