No Complexo do Alemão,Caravana da Ciência ultrapassa mil visitas

A iniciativa contemplou respectivamente os moradores do Complexo do Alemão e áreas adjacentes, encerrando suas atividades nesta última sexta-feira, dia 26, na Vila Olímpica Carlos Castilho.

Popularizar a ciência e instigar o espírito científico em alunos e moradores do Complexo do Alemão foi a proposta da Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia na 5ª. edição da Caravana da Ciência, evento idealizado em parceria com a Fundação CECIERJ.

A iniciativa contemplou respectivamente os moradores do Complexo do Alemão e áreas adjacentes, encerrando suas atividades nesta última sexta-feira, dia 26, na Vila Olímpica Carlos Castilho.

Segundo o Secretário de C&T, Franklin Coelho, os resultados não poderiam ser melhores. “Foram mais de mil visitantes, entre crianças, jovens e adultos. Mais uma vez conseguimos cumprir nossa missão de popularizar a ciência, estimulando o desenvolvimento do pensamento científico”, avaliou o secretário.

Esta edição do projeto conseguiu um maior envolvimento dos professores das escolas visitadas, além de uma participação destacável dos estudantes, pais e moradores da região. Os professores participaram ativamente junto a seus alunos das oficinas aplicadas. Isso reflete que o trabalho da Caravana se multiplica e permanece entre os alunos durante todo o ano.

Entre os experimentos que mais chamaram a atenção estão a Bicicleta Usina: uma bicicleta ergométrica que transforma energia muscular em energia mecânica (de movimento), gerando energia elétrica para acender várias luzes de potências distintas. O Girotec, um suporte fixo com três círculos concêntricos, em que uma pessoa de até oitenta quilos fica presa pelos punhos e pés e é girada em várias direções. Com isto, simula-se a sensação de ausência de gravidade. E as sessões do Planetário inflável.

A caravana da ciência consiste numa enorme carreta dotada de uma porta lateral, que se transforma em espaço para expor equipamentos interativos e experimentos. Busca aproximar as crianças do mundo das ciências, através de uma estrutura itinerante com salas de exposições, tendas, planetário inflável, jogos e experimentos científicos interativos.

A proposta do evento faz parte de uma parceria entre a Prefeitura do Rio (Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia) e do Governo do Estado ( Fundação CECIERJ – Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Governo do Estado e Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia) de levar a Caravana da Ciência para vários bairros , promovendo a inserção do conhecimento nos avanços da ciência e tecnologia através da educação.

Veja fotos do evento aqui:

Anúncios

Sobre sectrj

Blog da Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia do Município do Rio de Janeiro
Esse post foi publicado em Notícias. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s