Sect assina convênio com empresas para a realização de cursos de Tecnologia da Informação

A Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia assina amanhã, 11/08, quinta-feira, um convênio de colaboração com as empresas Cisco e Intel para a realização de cursos voltados para a área de Tecnologia da Informação. Na ocasião, também serão entregues certificados para os aprovados nos cursos já realizados. A cerimônia de assinatura será realizada, às 10h, no Centro de Cidadania Rinaldo de Lamare, na Avenida Niemeyer 776, em São Conrado.

Este convênio consolida caminhos já construídos nos projetos piloto realizados nas Casas Rio Digital, iniciativa da Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia, que tem como proposta o acesso à canais de informação e comunicação através do acesso livre à internet e a utilização dos recursos digitais para potencializar o desenvolvimento local. A tecnologia da informação e comunicação é utilizada para alavancar o desenvolvimento social e econômico.

Com a assinatura do convênio, a Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia dará continuidade aos treinamentos oferecidos para a comunidade por meio do programa Intel Aprender – um modelo de aprendizado comunitário oferecido para jovens entre 10 e 18 anos e monitores comunitários no qual por meio de ferramentas da tecnologia, a comunidade desenvolve projetos práticos baseados na realidade da própria comunidade.

“A Intel assina hoje este convênio com a Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro acreditando na força da tecnologia para a transformação social e econômica de uma comunidade. Desde 2010 atuando no município do Rio de Janeiro, pretendemos continuar trazendo programas capazes de disseminar o acesso à tecnologia”, explica Rubem Saldanha, gerente de Educação da Intel Brasil.

A CISCO, através do Programa Cisco Networking Academy, vem oferecendo inicialmente o curso IT Essentials (conceitos básicos de hardware e software), com 70 horas de atividades práticas e com exercícios em laboratório. Professores e monitores das Casas Rio Digital já foram capacitados para se tornarem multiplicadores da metodologia.

Presente em mais de 160 países, o Cisco Networking Academy é um programa completo de e-learning que proporciona inserção no mercado de trabalho de TI, através do desenvolvimento de habilidades essenciais em Tecnologia de Internet necessárias para a Economia Global. O Programa distribui conteúdo baseado em Web, avaliações on line, acompanhamento no desempenho dos alunos, exercícios práticos, instrutores para treinamento e suporte e a preparação necessária para obtenção para as certificações requeridas pela indústria de TI.

Combinando educação on line assistida por um Instrutor, com exercícios práticos em laboratórios, o currículo oferecido pelo Programa permite aos estudantes aplicar aquilo que aprendem em sala de aula trabalhando com Redes reais. Desde criar um web site, obter as habilidades básicas em redes até a detecção e solução de problemas numa LAN, os alunos são preparados para fazer frente às oportunidades do mundo real.

“A realização de uma parceria entre a Secretaria de Ciência e Tecnologia da Cidade do Rio de Janeiro e empresas do porte da Cisco e da Intel, traz significativos benefícios para a cidade, proporcionando ao cidadão a possibilidade de realização de cursos que serão o diferencial em sua vida pessoal e profissional” – ressalta o Secretário Franklin Coelho.

Anúncios

Sobre sectrj

Blog da Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia do Município do Rio de Janeiro
Esse post foi publicado em Eventos, Notícias. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s