Prefeitura do Rio organiza a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

O objetivo do evento é promover diversas atividades de divulgação científica, a mobilização, principalmente de crianças e jovens, em torno dos temas e atividades de ciência e tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação.

A Prefeitura do Rio através da Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia é uma das organizadoras da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que acontece no Rio de Janeiro, de 18 a 24 de outubro. O tema principal desse ano é “Ciência para o Desenvolvimento Sustentável”.

O objetivo do evento é promover diversas atividades de divulgação científica, a mobilização, principalmente de crianças e jovens, em torno dos temas e atividades de ciência e tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. Também possibilita que a população conheça e discuta os resultados, a relevância e o impacto das pesquisas científicas e tecnológicas e suas aplicações.

A Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia preparou uma ampla programação voltada para pesquisadores, estudantes e a população em geral. Em parceria com a MULTIRIO, Secretaria Municipal de Educação, SEBRAE, e a Fundação CECIERJ, estão previstas diversas oficinas, acesso gratuito à internet, espaço digital, jogos interativos, atividades lúdicas e a Internet Itinerante nos locais onde o evento será realizado:

• Cinelândia (de 21 a 24/10) – Tema: Inovação e Cidade Inteligente. A Secretaria, explorando o tema Inovação, vai criar um espaço de acesso à internet e conteúdos digitais, utilizando aplicativos de Ciência e Tecnologia; disponibilizando o acesso ao programa Educopédia da SME (aulas digitais e interativas para professores e alunos com conteúdo curricular abordado de forma lúdica e prática) coordenado por professores da Rede Pública Municipal; e o SEBRAE vai apresentar atividades informativas e educativas sobre o Programa de Alimentos Seguros – PAS, Eficiência Energética, Propriedade Intelectual e Design.

• Centro Esportivo Miécimo da Silva, na Rua Olinda Ellis, nº 470, Campo Grande (de 22 a 23/10) – Tema: Leitura Comunitária e Inovação Tecnológica. A Secretaria vai utilizar uma Lousa portátil no desenvolvimento de oficinas com os visitantes para uma leitura do espaço do seu bairro, no qual estes constroem um mapa da sua comunidade. Outra Lousa Digital mais avançada trabalhará com software de imagens tridimensional e realidade virtual, com conteúdos de Biologia e Geografia; a MULTIRIO vai apresentar na Sala das Oficinas dinâmicas com atividades lúdicas sobre a Dengue; e a Secretaria vai disponibilizar o acesso ao programa Educopédia da SME (aulas digitais e interativas para professores e alunos com conteúdo curricular abordado de forma lúdica e prática), coordenado por professores da Rede Pública Municipal;

• Aterro do Flamengo, na Cidade das Crianças, ao lado da quadra (de 21 a 24/10). Tema: Atividades Infantis – A Secretaria vai disponibilizar um espaço para utilização de um software com imagens tridimensionais e realidade virtual contendo conteúdos sobre Biologia e Geografia. Utilizará também a Internet Itinerante, com acesso gratuito à internet; a MULTIRIO vai apresentar dinâmicas com vídeos – Detetive da Ciência, com apresentação de experimentos sobre Biodiversidade, Ciência e Tecnologia (quatro sessões ao dia); a Fundação CECIERJ vai levar a Caravana da Ciência; e a Secretaria vai disponibilizar o acesso ao programa Educopédia da SME (aulas digitais e interativas para professores e alunos com conteúdo curricular abordado de forma lúdica e prática), coordenado por professores da Rede Pública Municipal.

• Jardim Botânico (de 20 a 24/10). Tema: Biodiversidade. A Secretaria vai apresentar em conjunto com a PUC-RIO, o projeto Parque da Cidade, no qual expõe o conceito de bairro Inteligente e Sustentável aplicado a realidade local; disponibilizar computadores para o acesso ao programa Educopédia da SME (aulas digitais e interativas para professores e alunos com conteúdo curricular abordado de forma lúdica e prática), coordenado por professores da Rede Pública Municipal; e a apresentação de vídeos “Eu adoro problemas”;

O horário de funcionamento será das 10h às 17h, a entrada é gratuita e várias instituições irão participar com ações integradas.

Anúncios

Sobre sectrj

Blog da Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia do Município do Rio de Janeiro
Esse post foi publicado em Eventos, Notícias. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s